Código de Ética

Introdução

 Este é o Código de Ética da empresa MAXTIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
 Ele define os princípios que devem orientar o trabalho e as relações na empresa e, também a conduta ética que cada profissional desta organização deve adotar para elevação da qualidade de nossos produtos e nossa participação na construção da sociedade brasileira.
 Assim, este código explicita o que consideramos ético em nossas ações e postura profissional com quem nos relacionamos.
 Para a MAXTIL ser a melhor é um desafio e uma meta que buscamos, através do trabalho, do comprometimento, do profissionalismo, da determinação e da conduta ética e responsável de todos seus colaboradores.

 

1. Abrangência:

 Este código de ética objetiva ser uma referência formal que se aplica a todos os colaboradores diretos, independentemente de cargo ou função que ocupem, e prestadores de serviços da MAXTIL  dos quais se espera uma conduta pessoal e profissional uniforme, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os diversos segmentos da  sociedade.


2. Princípios Gerais:

 Nossa organização é responsável e tem suas ações sustentadas pelos seguintes princípios:

  • Respeito: Trabalhamos em equipe, com respeito recíproco e consideração, que inspiram a harmonia e a comunicação, em todos os nossos relacionamentos.
    Respeitamos as diferenças individuais, seja de sexo, idade, raça, religião, nacionalidade, incapacidade física, classe social ou econômica e formação profissional.
  • Honestidade e Integridade: Consideramos esses valores essenciais em qualquer relacionamento. Operamos de acordo com a legislação, gerindo nossos negócios sempre pautados na lei e na ética.
  • Humildade e Coragem: Enfrentamos assim nossos desafios, sempre com profissionais capacitados e comprometidos que atuam visando à busca de negócios, produtos ou recursos alinhados com nossos princípios e valores essenciais.
  • Responsabilidade: Na construção e preservação de nosso patrimônio e de nossa imagem, bem como no uso racional dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente, com base no conceito de desenvolvimento sustentável.
  • Transparência: A gestão dos negócios deve ser realizada de forma a garantir a transparência das informações, visando assegurar a confiança e a tranqüilidade esperadas. Agimos com prontidão e firmeza na busca de soluções que possam minimizar dúvidas, corrigir reveses, riscos e desvios, de forma a garantir um clima de confiança mútua.
  • Excelência e Desenvolvimento: Somos uma organização que atua no mercado, visando o desenvolvimento contínuo, a satisfação de nossos clientes, crescimento dos nossos colaboradores e a geração de lucro.
  • Compromisso com a Qualidade: Assegurar o aperfeiçoamento e desenvolvimento contínuo de produtos, processos e serviços, objetivando a crescente produtividade e lucratividade, garantindo a total satisfação dos clientes e a valorização da qualidade de vida das partes interessadas.


3. Relacionamentos:

Com Clientes:

  • Tendo como foco de suas operações o cliente, todos os colaboradores devem:
  • Ser receptivos às opiniões da clientela e as considerar para a melhoria contínua do atendimento, dos produtos e dos serviços oferecidos em nossas unidades operacionais, obedecendo aos processos padronizados de recebimento, armazenagem e manipulação, conforme Procedimentos descritos em nosso Sistema da Qualidade.
  • Atender aos clientes com cortesia e eficiência, oferecendo informações claras, precisas e transparentes. O cliente deve obter respostas, mesmo que negativas, às suas solicitações, de forma adequada e no prazo negociado pelas partes sendo o menor possível e dentro de nossas normas internas. As respostas negativas, quando houverem, devem ser acompanhadas de alternativas que viabilizem a satisfação do cliente, porém resguardando as margens de rentabilidade estipuladas.
  • Observar os mais elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com os clientes, seus interlocutores, colaboradores e seus visitantes, evitando sempre que sua conduta possa parecer imprópria.
  • O compromisso com a satisfação de nossos clientes e com o cumprimento das cláusulas contratuais deve refletir-se no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam a seus interesses, sempre em consonância com os objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da MAXTIL.


Com Acionistas:

O relacionamento com os acionistas deve basear-se na comunicação, precisa, transparente e oportuna, de informações que lhes permitam acompanhar as atividades e o desempenho da organização, bem como na busca por resultados que tragam impactos positivos no valor de mercado da Organização objetivando sempre o lucro e o fluxo de caixa.
 A considerar justo e importante, proporcionar retorno adequado ao investimento dos acionistas. Os colaboradores devem atuar sempre em defesa dos melhores interesses da organização, mantendo sob sigilo informações e negócios estratégicos da organização.


Com Fornecedores:

A MAXTIL adota o Programa de Avaliação, Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores de forma a dar preferência:

  • Aos fornecedores que buscam a melhoria contínua da qualidade no decorrer do relacionamento,
  • Aos fornecedores e parceiros comerciais que adotem práticas de gestão que respeitem a dignidade humana e preservem o meio ambiente,
  • Prestadores de serviços e fornecedores idôneos, que obedeçam à legislação vigente.
  • Aos fornecedores que apresentem critérios técnicos, profissionais, éticos aprovados e em nossas necessidades devendo para isto garantir a melhor relação custo-benefício.


Com a Comunidade:

Cabe a todo colaborador, no momento em que estiver representando a organização perante os membros de uma comunidade, agir conforme os preceitos éticos, sem preconceitos ou privilégios de qualquer ordem.
Respeitar os valores culturais e reconhecer a importância das comunidades para o sucesso da Organização, bem como a necessidade de retribuir à sociedade parcela do valor agregado aos negócios.
 
Temos como compromisso assegurar o respeito pela dignidade humana em nossa estratégia de marketing e de relações públicas, não admitindo a divulgação de informações enganosas ou difamatórias ao elaborarmos peças publicitárias sobre nossos produtos, serviços, desempenho ambiental e atuação social.


Com o Mercado:

A Organização mantém em elevada consideração as organizações que pautam sua atuação em valores éticos.
 Nossa competitividade deve ser exercida com base na nossa capacidade de negociação junto aos fornecedores e na gestão correta de nossas margens e despesas.


4. Conduta Profissional e Pessoal:

Espera-se dos colaboradores diretos e prestadores de serviços da MAXTIL

  • Atuar sempre em defesa dos melhores interesses da MAXTIL mantendo sob sigilo informações e negócios estratégicos da empresa;
  • Exercer suas atribuições com eficácia, eliminando situações que levem a erros ou a atrasos na prestação do serviço;
  • Reconhecer honestamente os erros cometidos e comunicar ao superior hierárquico;
  • Questionar as orientações contrárias aos princípios e valores da Empresa;

  • Apresentar críticas construtivas e sugestões visando aprimorar a qualidade do trabalho;
  • Agir de forma cortês e atenciosa com todas as pessoas com quem se relacionam, respeitando a capacitação de cada um;
  • Respeitar a hierarquia, porém informar imediatamente à diretoria qualquer comportamento irregular, desde que devidamente fundamentado e escrito;
  • Considerar as críticas construtivas, feitas às claras e através dos canais adequados, como uma demonstração de lealdade a MAXTIL e aos colegas;
  • Preservar nosso patrimônio físico, utilizando-o de forma correta e para fins de trabalho;
  • Procurar os colegas, supervisores e gerentes a fim de obter os meios para superar suas limitações, quando se considerarem não capacitados para executar alguma tarefa;
  • Conferências, palestras, apresentações e trabalhos escolares sobre a MAXTIL bem como; o fornecimento de material e informação para que terceiros os façam, devem ser autorizados previamente pela Diretoria da área interessada;
  • Quando no papel de gestor de pessoas, ter em mente que seus colaboradores o tomarão com exemplo. Suas ações, assim, devem constituir modelo da conduta da sua equipe;
  • A imagem da MAXTIL é o seu maior patrimônio e deve ser construída e preservada a cada dia, por todos os colaboradores e prestadores de serviços.

  • Qualquer ação ou atitude, individual ou coletiva, que vier a prejudicar esta imagem é considerada falta grave;
  • Administradores e colaboradores, devem ter o compromisso de zelar pelos valores e imagem da organização, de manter postura compatível com essa imagem e esses valores e de atuar em defesa dos interesses dos clientes e da MAXTIL.
  • A busca pelo desenvolvimento da nossa organização deve se dar com base nesses princípios, com a confiança de que nossas ações são guiadas pelos mais elevados padrões éticos e de respeito à legalidade.


5 . Condutas Não Aceitáveis:

  • O patrimônio da MAXTIL deve ser utilizado para os fins a que se destina e não para finalidades ou benefícios particulares, de terceiros e do cliente.
  • É vedado aceitar qualquer tipo de benefício pessoal. Definimos benefício pessoal como: recebimento em dinheiro ou mercadorias, presentes de qualquer valor, viagens, almoços, jantares ou quaisquer outras vantagens advindas de relacionamentos com fornecedores ou clientes, excetuando-se quando for para fins estritamente profissionais e necessários para o bom desempenho da função.
  • Não contratar parentes sem autorização da Direção; nem indicar a contratação de parentes ou levar outra pessoa a indicá-los, sem informar o fato ao responsável pela contratação;
  • Os colaboradores diretos da MAXTIL não poderão, em princípio, exercer atividade remunerada paralela (no mesmo horário que atua na MAXTIL) à exercida na organização, nem assumir sociedade em negócio paralelo ao seu trabalho. Em casos excepcionais, é imprescindível que o exercício desta atividade seja de conhecimento da chefia imediata, que deverá obter, junto à Diretoria da área, autorização por escrito, podendo ser aprovado caso não afete o desempenho do profissional, ou que seja de interesse da própria Organização;
  • É proibido usar para fins particulares, ou repassar a terceiros, tecnologias, metodologias, know-how e outras informações de propriedade da Organização ou por ela desenvolvidas ou obtidas, bem como se manifestar em nome da MAXTIL quando não autorizado ou habilitado para tal.
  • Nenhum colaborador ou qualquer um de seus parentes diretos pode beneficiar-se de qualquer compra de bens ou serviços diretamente de fornecedor em nome da MAXTIL  ou obter ganho pessoal com transações feitas como colaborador da Organização, sem que seja informado à Organização através de seu responsável direto.
  • O colaborador direto não exercerá outra atividade que o desvie de suas atribuições e responsabilidades na MAXTIL ou que gere conflitos de interesses, em especial quando envolver seus fornecedores, clientes ou concorrentes. Deve comunicar previamente à MAXTIL qualquer transação comercial sob sua responsabilidade, que envolva  empresa onde trabalhem membros de sua família.
  • Não permitir que o relacionamento com ex-empregados e concorrentes da MAXTIL  através de relações profissionais ou pessoais, venham a influenciar em qualquer decisão da Organização ou a propiciar o acesso a informações privilegiadas;
  • É proibida qualquer atitude que discrimine, prejudicando ou favorecendo, as pessoas com quem mantemos contato profissional.


6. Responsabilidades:

Cabe às Lideranças:

  • Ser exemplo de conduta ética para sua equipe;
  • Ler, compreender, cumprir e fazer cumprir o Código de Ética;
  • Divulgá-lo para sua equipe e certificar-se de sua leitura e compreensão;
  • Orientar os colaboradores sobre ações ou situações que representem eventuais dúvidas ou dilemas éticos;
  • Contatar o comitê de ética para esclarecer dúvidas;
  • Comunicar à Gerência ou à Diretoria eventuais casos de descumprimento do Código de Ética;
  • Recolher os Termos de Compromisso devidamente preenchidos e assinados e enviá-los para o Comitê de Ética.

Cabe a todos os colaboradores:

  • Ser exemplo de conduta ética para seus colegas;
  • Ler, compreender, divulgar e cumprir o Código de Ética;
  • Discutir com a sua chefia eventuais situações ou dilemas éticos;
  • Comunicar à sua chefia imediata, ou diretamente à Gerência os fatos que conheça e se configurem como conduta ilegal, duvidosa e não ética, caracterizando violações ao Código de Ética;
  • Adotar comportamento e postura ética para que não haja qualquer dúvida quanto à sua conduta.

Cabe ao Comitê de Ética:

  • Elaborar e revisar o Código de Ética;
  • Receber informações de violações ao Código de Ética;
  • Garantir a confidencialidade sobre as informações recebidas;
  • Realizar investigações que dêem suporte à tomada de decisão;
  • Encaminhar ao Comitê Executivo os casos mais graves de violações ao Código de Ética;
  • Avaliar permanentemente a atualidade e pertinência deste Código, bem como determinar as ações necessárias para a divulgação e disseminação dos mais elevados padrões de conduta ética dentro da MAXTIL.


7. Cumprimento do Código de Ética

  • Em caso de dúvidas sobre qual deve ser a conduta correta a adotar, procurar ajuda de forma sincera e transparente. Este Código de Ética reflete os valores e a cultura da MAXTIL e o seu cumprimento revela o compromisso de profissionalismo e transparência em todas as nossas ações no trabalho.
  • Comunique imediata e formalmente ao seu superior imediato ou algum membro do Comitê de Ética, sempre que você se sentir ou estiver em situação que possa caracterizar conflito de interesses, ou tiver conhecimento de fatos que possam prejudicar a Organização ou que contrariem os princípios deste Código.
  • A Organização assegura a confidencialidade na condução destes assuntos e o compromisso de apuração dos casos relatados.
  • O desrespeito ao Código de Ética sujeitará ao colaborador às ações disciplinares, podendo resultar inclusive na sua demissão por justa causa e em processo legal.
  • Situações que, porventura, não estejam aqui explicitadas, serão tratadas como exceção e encaminhadas ao Comitê de Ética que analisará e decidirá dentro dos princípios deste Código.
  • O Comitê de Ética será formado e regido de acordo com Estatuto de Constituição específico.