Você provavelmente já deve ter notado que os cabos de fibra óptica estão cada vez mais presentes em instalações residenciais, comerciais e industriais. Isso porque, com o avanço das telecomunicações, este tipo de tecnologia está sendo cada vez mais empregada, afinal os cabeamentos de fibra óptica são infinitamente mais eficientes que os similares em cobre.
Os cabos de fibra óptica se diferem dos cabos tradicionais pois utilizam luz ao invés de energia elétrica para a transmissão de dados, sendo uma tecnologia de alta sustentabilidade por serem compostos à base de dióxido de silício, uma das matérias mais abundantes na crosta terrestre e utilizada principalmente para fabricação de vidro.
Por utilizar luz ao invés de energia, a fibra se torna um meio de transmissão de dados extremamente rápido, pois trabalha com pulsos que transmitem informações à altas velocidades e que não são afetadas por interferências externas, como campos eletromagnéticos.
Mas há a necessidade de cuidados adicionais ao introduzir cabos de fibra óptica em seu projeto de instalação, isso porque são mais frágeis que os cabos tradicionais de cobre.
Além de ser recomendado bandejamento da melhor qualidade possível na infraestrutura, o principal cuidado durante a instalação dos cabos de fibra óptica é que não se deve fazer dobras de 90º nestes condutores. Curvas acentuadas nos cabos podem danificar as fibras, o que pode comprometer a transmissão de dados.
Para resolver este problema, a Maxtil tem a disposição acessórios que são conexões de raios curvilíneos. São equipamentos que favorecem uma curva ideal para toda a instalação de cabos de fibra óptica.
A Maxtil tem as melhores soluções para o bandejamento e distribuição de cabos de fibra óptica. São produtos como eletrocalhas, perfilados, leitos para cabos, dutos embutidos e uma infinidade de outros equipamentos de excelente qualidade, fabricados com as melhores matérias primas, atendendo a qualquer tipo de projeto.
Baixe nosso catálogo de produtos:
https://www.maxtil.com.br/_files/ugd/bbf8a1_a7957228d6484cf39bc2705a510fbf7e.pdf